História

História

Ermelinda Allen Monteiro de Almeida

Baronesa e viscondessa da Regaleira

1768–1858

Em 1849, adquiri a Quinta dos Loureiros, na Estrada do Lugar de Benfica, que passei a chamar de Beau Séjour. Mandei então construir este palacete de veraneio, que rodeei de vegetação exótica. Deixei estes bens à minha sobrinha, Maria Isabel Allen Palmeiro.


António José Leite Guimarães

Barão da Glória

1806–1876

Nasci em Guimarães e emigrei para o Brasil onde fiz fortuna. Regressei a Portugal e em 1852 D. Maria II fez-me barão da Glória. Em 1859 adquiri esta quinta e fiz alguns melhoramentos. Leguei a propriedade aos meus sobrinhos, Maria da Glória Leite e José Leite Guimarães.


Maria da Glória Leite

1854–1942

Com o meu irmão, José Leite Guimarães, herdei a Quinta do tio António, o barão da Glória. Aqui passei muitos verões. Deixei tudo à minha afilhada Celeste Dias de Almeida, casada com o Augusto Fernandes de Almeida.


José Leite Guimarães

Déc. 1850–1915

Encomendei, com a minha irmã Maria da Glória, a decoração interior do Palácio a vários artistas amigos, alguns deles do conhecido Grupo do Leão.


Francisco Vilaça

c. 1850–1915

A convite do meu bom amigo José Leite Guimarães, pintei, decorei e coordenei as obras de embelezamento dos interiores do Beau Séjour.

São da minha autoria os tetos da Galeria de Pintura e da Sala de Música.


Rafael Bordalo Pinheiro

1846–1905

Os irmãos Leite contrataram-me para decorar algumas salas do Palácio com faianças artísticas da minha fábrica das Caldas. Os frutos e a caça acentuaram a beleza da fonte-lavatório e o candeeiro da Sala de Jantar muito lucrou com as parras e o verde-escuro.


Maria Augusta Bordalo Pinheiro

1841–1915

Trabalhei na Sala de Jantar com os meus irmãos Rafael e Columbano. Encarreguei-me dos vitrais das sobreportas e dos ângulos do teto, que pintei com motivos vegetalistas e florais.


Columbano Bordalo Pinheiro

1857–1929

Fui convidado pelos irmãos Leite para O Carnaval de Veneza, a grande pintura perspetivada que cobre o teto do Salão Dourado, e para pintar a sanca de frutos relevados da Sala de Jantar.


Leandro de Sousa Braga

1839–1897

Desenhei e executei os trabalhos de marcenaria no Beau Séjour. Entalhei portas, sancas, mísulas e florões que embelezam os madeiramentos, em especial os do Salão Dourado.