Investigadores

Investigadores

A nossa equipa, numa abordagem multidisciplinar, coordena projetos de pesquisa, atividades educativas e colaborações institucionais, assegurando que o GEO cumpra a sua missão de fomentar o conhecimento sobre Lisboa em diversas vertentes.

Trabalhamos para promover iniciativas que valorizem a história, a cultura e a identidade da cidade, garantindo a preservação da sua memória material e imaterial.

Bibliotecária, pós-graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1992). 

Ingressou no Núcleo de Coordenação das Bibliotecas Fixas da Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa em 1992, colaborou na informatização do acervo documental em Porbase e Docbase e posterior migração para Horizon.

Coordenadora da Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa (1995-2009). Trabalha, desde 2009, na Biblioteca do GEO, coordenando o projeto História de Lisboa através da Imprensa Periódica – levantamento de notícias sobre Lisboa difundidas na imprensa periódica nacional e internacional.

Licenciada em História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1982), mestre em História de Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1988); tem pós-graduação em Conservador de Museus (IEFP/APOM – Escola de Belas Artes de Lisboa, 1991); e, atualmente, é doutoranda em Museologia na Universidade Lusófona. 

Comissária de exposições, autora de diversos projetos museológicos, publicações e palestras no domínio da museologia, história de Lisboa, história de arte, arqueologia e património. 

Foi diretora do Museu da Cidade de Lisboa de 1996 a abril de 2013, tendo também ocupado o cargo de Chefe de Divisão de Museus e Palácios da Câmara Municipal de Lisboa (1996/2011). 

É investigadora no GEO desde 2013. 

Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Livre de Lisboa (1986), tem uma pós-graduação em Estudos Portugueses na Universidade Aberta (2002) e fez os cursos de Introdução à Arquivística e o de Orientações para a Descrição Arquivística: Documentação da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2011). 

É investigadora no GEO desde 1993. Participou na organização dos três Colóquios de Olisipografia (2012, 2014, 2019), fez parte do Grupo de Trabalho para as Comemorações Municipais do Centenário da República (2009 – 2012) e pertence a Comissão Municipal de Toponímia. 

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998), mestre em História Moderna e dos Descobrimentos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2012) e com pós-graduação em História e Urbanismo de Lisboa (2001).  

Tem participado em estudos e projetos multidisciplinares com várias instituições nas áreas da História das Populações e História e Arqueologia de Lisboa. É Investigadora colaboradora do CITCEM da Universidade do Porto. 

É investigadora do GEO desde 2000, onde coordena atualmente o projeto de Demografia Histórica de Lisboa. 

Mais informação

Licenciada em História pela Universidade Autónoma de Lisboa (1988), mestre em História dos Descobrimentos e História Moderna de Portugal pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1994) e doutora em História Moderna pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2011).  

Desde 2012, é investigadora integrada do CHAM - Centro de Humanidades, a NOVA FCSH e da Universidade dos Açores, onde tem coordenado projetos relacionados com a presença portuguesa no Norte de África.  

Tem experiência como investigadora em património cultural, divulgação cultural e na história de Lisboa e de Portugal, com diversas publicações e apresentações em conferências científicas nacionais e internacionais. Nos últimos anos, tem desenvolvido estudos sobre instituições e políticas de saúde pública ao longo da história de Lisboa.  

Exerce funções no Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa desde 1990 e no GEO, desde 2023.

Mais informação

Licenciada em História pela Universidade Aberta (1998).  

Entre 1998 e 2001 exerceu funções de técnica auxiliar de Secretariado e Relações Públicas da Câmara Municipal de Lisboa. 

Desde 2001, é técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvendo o seu percurso profissional na área das bibliotecas. Desde 2025, exerce funções no GEO. 

Licenciada em História – variante em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também se pós-graduou em História Regional e Local; e em Ciências Documentais – Documentação, Bibliotecas e Arquivos. 

É investigadora do GEO, nas áreas da História, Arte e Património de Lisboa e onde exerce funções de gestão e coordenação do Núcleo de Arquivo; de produção de conteúdos editoriais e expositivos; de organização e promoção de projetos culturais, colóquios e ações formativas, bem como de monitorização de itinerários e visitas culturais.

Foi membro do projeto de investigação LxConventos - Da cidade sacra à cidade laica: A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX (FCT, IHA-FCSH/CML) e integra, desde 2021, o projeto Olisipógrafos. Os cronistas de Lisboa (parceria IHA-FCSH/CML). 

Licenciada em História (1986), mestre em História Social Contemporânea (1998) e doutorada em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Eleições Municipais em Lisboa na I República (1910-1926) (2014). Investigadora Integrada do HTC-História, Territórios e Comunidades, NOVA FCSH/CEF-UC (2020/atualidade).  

Autora de várias obras, tem como áreas de interesse a História de Lisboa nos séculos XIX-XX, a História Militar e História da Imprensa.

Com exceção dos anos em que coordenou a Hemeroteca Municipal de Lisboa (2019-2022) e exerceu funções no Arquivo Histórico Militar (2024-2025), é investigadora do GEO desde 1992.

Mais informação

Licenciado em História – variante de História de Arte (1986), mestre em História da Arte (1991) e pós-graduado em História Regional e Local (1998), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É doutorando em Estudos da Renascença na Universidade do Porto. 

Preside à da Comissão Científica Nacional da Templar Route European Federation com vista à criação de um Itinerário Cultural Europeu dedicado à Ordem do Templo nas suas variadas vertentes (desde 2018).  

É investigador do GEO, exercendo funções docentes em três Universidades Seniores: Unieste, na Estefânia; na Academia de São Domingos de Benfica e na UAS-Universidade de Alcântara Sénior. 

É autor de numerosos estudos publicados sobre ordens militares e história regional e de dezenas de artigos de opinião e de divulgação publicados em jornais nacional e sobretudo regionais, desde 1988. 

Licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada, no ramo de Recuperação (1991), mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005), e doutoranda em História da Arte da Idade Moderna na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

É investigadora na área do estudo, proteção e divulgação do património edificado da cidade, tendo sido uma das coordenadoras do projeto de investigação LxConventos - Da cidade sacra à cidade laica: A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX (FCT, IHA-FCSH/CML) e desde 2021, do projeto Olisipógrafos. Os cronistas de Lisboa (parceria IHA-FCSH/CML). 

Coordena do Gabinete de Estudos Olisiponenses desde 2023.

Mais informação

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em História dos Séculos XIX e XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Os estudos sobre o colonialismo e os movimentos de libertação nacional em África, com epicentro em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, têm merecido a sua atenção, tal como o mapeamento do movimento negro em Portugal no século XX e suas articulações com África, a Europa e a América. 

Investigador no GEO desde 2024.

Mais informação

Licenciado em Gestão das Artes na Cultura e na Educação, pelo Instituto Jean Piaget e com os cursos de Desenho da Sociedade Nacional de Belas-Artes e de Realização Plástica do Espetáculo, da Escola Superior de Teatro e Cinema (1988-1991). 

Foi cofundador do Projeto Teatral-Associação Cultural, em 1994 e, como cenógrafo trabalhou com Miguel Loureiro, com o Teatro da Garagem, com o Teatro dos Aloés, com Rogério de Carvalho, com João Brites, entre outros. É coautor de diversos trabalhos de teatro no projeto ADR.Textos. Entre outros, obteve em 2003, o Prémio Maria Madalena Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, pela obra “teatro”. 

É técnico superior no GEO, onde exerce funções de designer de projetos editoriais e expositivos. 

Licenciada em Sociologia pelo ISCTE e mestre em Metropolização, Planeamento Estratégico e Sustentabilidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  

É investigadora no GEO, onde desenvolve projetos em torno da memória social e do património cultural imaterial, âmbito, no qual, tem publicado artigos e proferido comunicações. 

Co-desenhou o projeto "Escola Nómada" que tem por base a aprendizagem "fora do manual escolar” e na mais-valia de trabalhar com artistas num tempo longo.  

Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e mestre em Estudos Clássicos, graus obtidos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2009. Em 2017, defendeu, nessa mesma universidade, a tese de doutoramento em História Medieval intitulada Mutações Urbanas na Lisboa Medieval: das Taifas a D. Dinis, publicada em 2022 pelo Centro de História da Universidade de Lisboa. 

É investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, no Grupo de Investigação Cultural Encounters and Intersecting Societies e investigador colaborador na UNIARQ, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.  

Atualmente foca os seus interesses na História Medieval de Lisboa, na História dos Judeus de Portugal e na Arqueologia Medieval do período islâmico, com diversos artigos publicados em livros e revistas sobre estes temas. 

É investigador do GEO desde 2009.

Mais informação

Licenciada em Ciências Históricas (1984) e técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa (CML) desde 1989. 

É autora de obras publicadas por diversas instituições e autarquias e de uma coleção infantojuvenil que visa divulgar o património de localidades do país e freguesias de Lisboa. 

Foi galardoada com o Prémio Academia Portuguesa da História em 2011 e 2015. 

É investigadora do GEO desde 2011, sendo responsável pela publicação de uma coleção de livros sobre a história das freguesias e coletividades de Lisboa. 

Licenciada em Sociologia – variante Educação Ciência e Cultura pela Universidade Autónoma de Lisboa. 

É investigadora do GEO desde 2007, onde integra o projeto Demografia Histórica – História da População de Lisboa com base na Reconstituição de Paróquias de Lisboa até 1755.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre e doutor em História da Idade Média pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação intitulada Para Bellum. Organização e Prática da Guerra em Portugal durante a Idade Média - 1245-1367, galardoada com o Prémio Defesa Nacional.  

É autor de inúmeros trabalhos (monografias, capítulos de livros, artigos) de História Militar Medieval. Membro da direção da Associação Ibérica de História Militar, Académico correspondente da Academia Portuguesa da História e investigador integrado do IEM, da NOVA FCSH, onde leciona a Unidade Curricular de História da Guerra na Idade Média. 

É investigador do GEO desde 2012.

Mais informação

É licenciado e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2014 / 2018), e tem uma pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo (2022), pela mesma faculdade. Tem experiência na área da investigação e museologia e exerceu funções no Palácio Nacional da Pena (2015-2016), no Banco de Arte Contemporânea - Atelier-Museu Júlio Pomar (2019-2020) e, no âmbito do mercado da arte, na Leiloeira Palácio do Correio Velho (2022-2024), no departamento de catalogação e avaliação de livros, manuscritos e gravuras.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a elaboração de um seminário final de curso com o titúlo: "As disputas entre portugueses e holandeses pelo território da Baía (1624-1625)". 

É investigador do GEO desde 2025, onde se dedica ao estudo do urbanismo da cidade de Lisboa no período contemporâneo, sendo responsável pelo projeto de divulgação nas redes sociais do Gabinete.

Licenciada em História Moderna e Contemporânea (2012), com pós-graduação na mesma área, na especialidade de Relações Internacionais (2013), graus obtidos no ISCTE. Frequenta o mestrado de Ciências da Documentação e Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

É investigadora do GEO desde 2025, trabalhando na organização e descrição arquivística dos espólios documentais dos olisipógrafos, mais concretamente no de Gustavo de Matos Sequeira e Fernando Castelo Branco.

Licenciada em História pela NOVA FCSH, tem uma pós-graduação em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa desde 1992, tendo integrado as direções de Planeamento Estratégico (equipa do Plano Diretor Municipal), de Planeamento e Gestão Urbanística (NEP – Núcleo de Estudos do Património), e a de Cultura (desde 2012).

Desenvolveu trabalho e projetos nas áreas do urbanismo, arquitetura e salvaguarda do património, nomeadamente a emissão de pareceres patrimoniais de apoio à decisão, no âmbito do licenciamento urbanístico. 

Investigadora e coordenadora dos projetos LxConventos e Olisipógrafos. Os cronistas de Lisboa. Participou em vários projetos editoriais, como a revista Rossio. estudos de lisboa, e na organização de exposições.

Mais informação

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializou-se em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Exerceu funções, entre 1992 e 2002, na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, onde fez o tratamento documental. Tarefa que também exerceu na Escola Superior de Educação João de Deus.  

No GEO é responsável pelo projeto de analise e indexação das atas das reuniões da Câmara de Lisboa.

Licenciada em Relações Internacionais e com pós-graduação em Lisboa, História e Urbanismo, da Universidade Autónoma de Lisboa. 

É técnica superior do GEO, onde exerce funções de mediadora cultural, responsável pela comunicação e divulgação, desempenhando funções de produção de eventos, gestão de site e redes sociais.