detalhe
270 anos do Terramoto de 1755: O que sabemos, efeitos na zona ribeirinha de Lisboa e em parte de Alfama, e medidas de Autoproteção
O terramoto e tsunami de 1755 continuam a intrigar investigadores de todo o mundo. Apesar dos inúmeros estudos realizados ao longo dos séculos, muito permanece por esclarecer sobre o que realmente aconteceu em Lisboa.
Nesta conferência, serão apresentados novos dados históricos e resultados de modelação numérica centrados na zona ribeirinha e em Alfama, revelando detalhes inéditos sobre o impacto do desastre na cidade.
Ângela Santos - Investigadora do CEG (Centro de Estudos Geográficos e Lab Associado Terra) do IGOT-UL (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Univ de Lisboa;
Delminda Rijo - Técnica Superior da Câmara Municipal de Lisboa, no Gabinete de Estudos Olisiponenses onde coordena um projeto de Demografia Histórica de Lisboa. Investigadora do CITCEM da Universidade do Porto.
Evento presencial e em direto no Facebook @/gabinetedeestudosolisiponenses, através do link: https://fb.me/e/6Lerp8qRw
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.
Local: Gabinete de Estudos Olisiponenses, Palácio Beau Séjour, Estrada de Benfica, 368
