Demografia Histórica

Demografia Histórica

Reconstituição de Paróquias e História da População de Lisboa: do Século XVI até ao Terramoto de 1755

Estudo demográfico e genealógico da população lisboeta entre os séculos XVI e XVIII, a partir da reconstrução sistemática dos registos paroquiais e outras fontes históricas

O projeto “Reconstituição de Paróquias e História da População de Lisboa: do Século XVI até ao Terramoto de 1755”, é desenvolvido com a colaboração institucional e metodologia do grupo Pessoas, Mercados e Políticas do CITCEM (Universidade do Porto), atualmente com a construção e manutenção de onze bases de dados demográficas e sociais da população da capital (de 40 freguesias), com c. 375 mil registos individuais de pessoas que nasceram, casaram e morreram em Lisboa entre os séculos XVI e XVIII. 

As bases de dados construídas a partir da informatização normalizada dos registos paroquiais de Lisboa contam com outra informação genealógica complementar de grande interesse científico para o estudo das populações do passado recolhida sistematicamente noutras fontes históricas - Arquivo Histórico Municipal de Lisboa, Torre do Tombo, Arquivo do Patriarcado de Lisboa, etc.  

As bases concluídas estão alocadas em PORGENER Portuguese Genealogical Repository, e no site do GEO. Disponíveis no webiste csarmento.uminho

Este projeto tem uma dimensão considerável e de grande importância para a valorização do património memorial da cidade, resgatando do passado toda a população urbana, isto é, todos os que em Lisboa habitaram, nasceram, casaram, morreram até meados do Século XVIII, satisfazendo simultaneamente interesses científicos e a herança cultural.