Eleições municipais de Lisboa, 1976 - Vitória da Democracia

Eleições municipais de Lisboa, 1976 - Vitória da Democracia

A transição democrática no poder local: o processo eleitoral autárquico de 1976 no concelho de Lisboa em perspetiva histórica

No âmbito do cinquentenário das primeiras eleições autárquicas livres e democráticas em Portugal, após a Revolução de 25 de Abril de 1974, o objetivo desta exposição será assinalar a eleição da vereação de 1976, no microcosmo do concelho de Lisboa, capital de Portugal. O título da exposição, evoca a celebração da Liberdade e da Democracia que marcou este evento histórico. 

No ano de 1976 consolidou-se a construção da Democracia no nosso país, com três eleições sucessivas: as eleições legislativas (25 de abril), as eleições presidenciais (27 de junho) e, por fim, as eleições autárquicas (12 de dezembro) onde se elegeram os representantes dos partidos para as câmaras municipais, assembleias municipais e assembleias de freguesia. 

A exposição oferecerá um trajeto cronológico sobre as eleições municipais de Lisboa, da I República às eleições de 1976, salientando as mudanças legislativas e políticas ocorridas ao longo do século XX, período temporal marcado pela ditadura do Estado Novo. Este enquadramento histórico do tema enriquecerá a narrativa sobre o ato eleitoral de 1976, sinalizando a sua importância na política local e conquistas do direito de voto e cidadania ativa, no pós-25 de Abril, no quadro da construção do Portugal democrático.