ANJOS: O Estudo do Património

ANJOS: O Estudo do Património como meio de Educar, Incluir Socialmente e combater a Pobreza

Parceria com NOVA FCSH

No passado mês de maio, o Instituto de História da Arte recebeu a notícia por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de que o projeto I&D ANGELS, apresentou uma candidatura em 2024 aos Fundos COMPETE-FEDER, havia sido financiado. O projeto ANGELS ou ANJOS: o Estudo do Património como meio de Educar, inclui Socialmente e combater a Pobreza   [COMPETE-FEDER-00917300/FCT] é constituído por uma equipa multidisciplinar, com cooperação cooperativa de Susana Varela Flor , Miguel Monteiro Barros e Pedro Flor .

Os objetivos deste projeto são:

  • Estudar a freguesia mais multicultural da cidade de Lisboa desde a Idade Média aos nossos dias;

  • Dar a conhecer o património material e imaterial da antiga freguesia dos Anjos aos jovens em idade escolar;

  • Proporcionar aos mais jovens o conhecimento do meio urbano em que se inserem a fim de combater a conflitualidade social latente entre pessoas de diversas proveniências geográficas;

  • fornecer instrumentos de inclusão social através das Humanidades Digitais com a criação de uma plataforma interativa que irá reconstruir virtualmente algumas áreas urbanas da freguesia: o Bairro das Olarias e o Noviciado de Arroios;

  • Explorar áreas da freguesia para a criação de hortas urbanas contribuindo para o combate à pobreza e promover a sustentabilidade económica das populações mais carenciadas.

O projeto tem na sua equipa investigadora das mais variadas formações: História da Arte (Margarida Elias, Maria João Pereira Coutinho, Paulo Almeida Fernandes, Pedro Flor, Sílvia Ferreira, Susana Varela Flor); História (Raquel Henriques Pereira, Delminda Rijo, Manuela Dâmaso), Estudos Urbanísticos (Miguel Monteiro Barros), Humanidades Digitais (Gustavo Val-Flores, Carlos Carpetudo), Arquitectura Urbana e Paisagística (Hélia Silva e Sónia Talhé Azambuja), Arte Pública (Hugo Cardoso). Na equipa dos consultores científicos conta com o apoio do Presidente da Junta de Freguesia de Arroios e assistente social – Dra. Madalena Natividade – além da participação de Universidades nacionais e estrangeiras através de Paulo Simões Rodrigues da Universidade de Évora, Núria Rodriguez Ortega da Universidade de Málaga e de Paul Flynn da Universidade de Galway).

ANGELS nasceu de um estudo clássico de História da Arte, coordenado por Paulo Campos Pinto (Universidade Católica Portuguesa) e Sílvia Ferreira ( A Igreja dos Anjos – Feição Especialíssima, 2020), ao qual foram aplicados os objetivos da Agenda 2030. Está financiado em 193.320.00€ e tem como parceiros a Junta de Freguesia de Arroios e a Câmara Municipal de Lisboa (Gabinete de Estudos Olisiponenses, Galeria de Arte Urbana), Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Universidade de Évora, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Málaga e Universidade de Galway. 

Será desenvolvido no IHA de 2025 até 2028 e abrirá um concurso para um contrato de trabalho.

 

Para mais informações