Freguesias e Coletividades de Lisboa

Freguesias e Coletividades de Lisboa

O Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO) tem em desenvolvimento um projeto de investigação, da autoria de Maria João de Figueiroa Rego, em parceria com as Juntas de Freguesia, que, através da publicação de uma coleção de livros, visa dar a conhecer a história, o património e o movimento associativo de cada freguesia da cidade. 

Cada volume é dedicado a uma das 24 freguesias, reunindo informações que permitem um conhecimento mais aprofundado sobre a sua evolução histórica e administrativa. 

Além do património material e imaterial, a investigação procura igualmente destacar aspetos de interesse cultural, através da identificação de topónimos relevantes, da apresentação de dados biográficos, bem como da recolha de testemunhos e entrevistas a personalidades ligadas a cada território. 

Surgidas maioritariamente a partir da segunda metade do século XIX, muitas destas associações — algumas já centenárias — constituem uma forma de associativismo nascida num contexto geográfico, cultural e social específico, que tem contribuído de forma significativa para a história local e para a identidade da cidade. 

Atualmente, encontram-se publicados oito volumes, dedicados às freguesias: Prazeres e Graça (ambos anteriores à última Reforma Administrativa), Lumiar (distinguido com o Prémio da Academia Portuguesa da História), Arroios, Benfica, Penha de França, Marvila e Avenidas Novas.