Música de Tecla Portuguesa
Música de Tecla Portuguesa em 3D: Análise, Partitura e Registo sonoro
Parceria com a AcademyOn
AcademyOn lança o projeto "MÚSICA DE TECLA PORTUGUESA EM 3D", com a cravista e musicóloga Mafalda Nejmeddine na coordenação científica e artistica, e Fouad Nejmeddine na direção e produção.
Este projeto apoiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), através do Programa de Apoio a Projetos – Música e Ópera, visa o estudo, valorização e difusão das sonatas para tecla de três dos mais relevantes compositores portugueses da segunda metade do século XVIII: Pedro António Avondano, Francisco Xavier Baptista e Alberto José Gomes da Silva.
Estes autores, embora reconhecidos no seu tempo, permanecem ainda relativamente pouco estudados e interpretados no panorama contemporâneo. Através deste projeto, pretende-se não só aprofundar a análise musicológica das suas obras, mas também promover a sua reinterpretação à luz das práticas de execução historicamente informadas.
A iniciativa assenta em três dimensões complementares:
Edição sonora – gravações de referência das sonatas, realizadas segundo critérios de rigor histórico e interpretativo, permitindo disponibilizar ao público versões exemplificativas da música portuguesa para tecla do período.
Edição de livros musicológico-analíticos, acompanhados por registos áudio – obras que conjugam análise técnica, contextualização histórica e reflexões interpretativas, destinadas tanto à comunidade científica como ao público melómano interessado.
Edição de partituras em formato digital, revistas criticamente e disponibilizadas gratuitamente em acesso aberto, garantindo a democratização do acesso às fontes musicais e promovendo a sua difusão internacional.
Para além destas vertentes editoriais, o projeto integra ainda um programa de conferências-concerto, que alia a dimensão performativa à reflexão académica, e a produção de um documentário científico, destinado a registar e divulgar amplamente os resultados alcançados, contribuindo para uma maior sensibilização em torno da relevância do património musical português do século XVIII.
Deste modo, o projeto constitui uma oportunidade para recolocar Avondano, Baptista e Gomes da Silva no centro do debate musicológico e para promover uma efetiva valorização do património sonoro português, em diálogo com a investigação e a prática musical internacional.
A Câmara Municipal de Lisboa, através do Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO), associa-se a este projeto, estando previstas três atividades a realizar no Palácio do Beau Séjour ao longo do ano de 2026, que contribuirão para a sua divulgação e para o envolvimento do público com este património musical.


